Quais são as competências comportamentais?

O que se entende por competências comportamentais?

As competências comportamentais referem-se à capacidade reflexiva do indivíduo em relação às características das situações em que ele tem de enfrancêsentar.

Essa competências podem ser organizacionais quando o indivíduo reage em relação à qualidade de seu trabalho, i.e. priorizando, antecipando, verificando, etc., sociais ou interpessoais, quando a pessoa reage com outros indivíduos e estabelece relações, i.e. negociação, debate, cooperação, etc., ou emocionais e psicológicas (quando o indivíduo reage a ele próprio e aos seus próprios limites, por exemplo: adaptação, formação, etc.).

Competências interdisciplinares

As competências interdisciplinares são sinônimo de habilidades comportamentais em situações de trabalho, pois são definidas como habilidades não-técnicas que complementam as habilidades técnicas adquiridas para exercer uma determinada profissão. Eles são classificadas em 3 campos: metodológico, social e participativo (modelo BUNK).

As principais habilidades

Nesta definição, nos referimos direta e estritamente à recomendação européia, destacando o conceito de "competências-chave". Ao contrário das habilidades comportamentais, uma competências-chave não está vinculada a uma profissão em específico, mesmo que contribua, tal como as habilidades comportamentais, para manter um emprego sustentável.

Este conceito é especificamente europeu, e as principais habilidades são tratadas por muitos autores, como habilidades comportamentais, como habilidades interdisciplinares ou genéricas, que fazem a diferença numa profissão.

As principais competências estão listadas abaixo no sumário da recomendação européia.

« As competências são definidas aqui como uma combinação de conhecimentos, aptidões e atitudes adequadas ao contexto. As competências essenciais são aquelas que são necessárias a todas as pessoas para a realização e o desenvolvimento pessoais, para exercerem uma cidadania activa, para a inclusão social e para o emprego.

O Quadro de Referência estabelece oito competências essenciais:

  • Comunicação na língua materna;
  • Comunicação em línguas estrangeiras;
  • Competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologia;
  • Competência digital;
  • Aprender a aprender;
  • Competências sociais e cívicas;
  • Espírito de iniciativa e espírito empresarial; e
  • Sensibilidade e expressão culturais.

2006/962 / CE - Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro de 2006, sobre competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida.”